Otimizando a produção com MRP, Heijunka, Kanban, Mizusumashi e OEE na era da Indústria 4.0
Você sabia que é possível otimizar a produção com MRP, Kanban, Heijunka box, Mizusumashi e OEE dentro do conceito de indústria 4.0?
A aplicação conjunta dessas técnicas vem se consolidando nas indústrias brasileiras com base nos fundamentos do Lean Manufacturing, otimizando a produção com mais flexibilidade, eficiência e com baixos níveis de estoques e alto nível de atendimento dos pedidos dos clientes.
E você sabia que com um sistema MES (Manufacturing Execution Systems), é possível integrar todas essas técnicas, fornecendo informações precisas sobre a produção em tempo real, garantindo um fluxo de planejamento, programação, abastecimento e controle de produção altamente eficiente e orientado por dados?
A seguir, confira como as técnicas do Sistema Toyota de Produção, vêm sendo aplicadas em conjunto com tecnologias da Indústria 4.0, como MES, IoT e AMRs (robôs autônomos móveis), de um modo gradual, economicamente acessível, apoiando as pequenas e médias indústrias brasileiras em suas jornadas de digitalização e excelência operacional.
- Leia também: AGVs e AMRs na Logística Industrial da Indústria 4.0
Entendendo os conceitos: MRP, Heijunka, Kanban, Mizusumashi e OEE
Vamos começar entendendo o papel de cada uma dessas técnicas de Planejamento, Programação e Controle da Produção (PPCP), já considerando a adoção dos princípios do Lean Manufacturing. Confira os conceitos:
MRP (Material Requirement Planning): otimizando a produção
O MRP é utilizado para calcular as necessidades de materiais a serem comprados e produzidos, com base nos pedidos dos clientes, nas previsões de demanda e nas informações de estoque.
No conteúdo “Saiba as diferenças entre ERP, MRP, MRPII, APS e MES” explicamos um pouco mais sobre esse conceito e sua relação com os sistemas de gestão, planejamento e controle da execução da produção.
Kanban: administrando a produção
O Kanban é um sistema de sinalização que permite controlar a produção e o fluxo de materiais de forma puxada pela demanda. Ele utiliza cartões ou outras formas de sinalização para indicar a necessidade de produzir ou movimentar determinados itens.
O sistema Kanban se baseia no princípio de que a produção deve ser acionada somente quando há uma demanda real por produtos.
Heijunka: nivelamento da produção
O Heijunka box é uma técnica de nivelamento de produção que complementa o Kanban ao reduzir o tempo de setup e aumentar a eficiência da produção. O setup é o tempo necessário para trocar uma máquina ou linha de produção de um produto para outro.
Quando há uma grande variedade de produtos sendo produzidos, é comum ocorrerem muitas trocas de setups, o que pode aumentar o tempo de paradas da produção e atrasar a entrega dos produtos aos clientes.
Ao nivelar a produção, o Heijunka box agrupa os produtos em famílias com características semelhantes para reduzir o setup. Em vez de disparar a produção de grandes lotes de um único produto, o Heijunka box dispara a produção em lotes menores, reduzindo estoques no processo, mas obedecendo aos leads times para atendimento dos prazos dos clientes.
Juntos, o Kanban e o Heijunka box trabalham para reduzir o número de setups e nivelar a produção e para a produção ser puxada pela demanda real dos clientes, evitando desperdícios relacionados à superprodução.
- Leia também: Quais os 7 principais desperdícios do Lean Manufacturing e como reduzi-los com tecnologias da Indústria 4.0
Mizusumashi: fluxo contínuo, takt time e puxada
A técnica Mizusumashi é usada para garantir o fluxo suave de materiais e minimizar o tempo de movimentação. Isso é alcançado por meio da organização de rotas de transporte otimizadas e da redução do desperdício de movimento e transporte.
OEE: analisando a eficiência de um equipamento
O OEE é um indicador utilizado para medir a eficiência geral da produção e identificar oportunidades de melhoria. Com base nos dados coletados pelo OEE, as equipes de produção podem ajustar seus processos e melhorar a eficiência geral.
Com a aplicação conjunta dessas técnicas, é possível criar um fluxo de planejamento, programação, abastecimento e controle de produção altamente eficiente, flexível e responsiva às mudanças na demanda do mercado.
Integração das técnicas e tecnologias da Indústria 4.0 com as ferramentas de ERP e Lean Manufacturing
Na Indústria 4.0, o MES desempenha um papel importante na digitalização do chão de fábrica, permitindo a integração de todas as atividades de produção em um único sistema centralizado.
Com o MES, é possível integrar dados de diferentes sistemas, como o ERP (Enterprise Resource Planning), o PLM (Product Lifecycle Management) e sistemas de automação. Continue a leitura e saiba como essa integração de dados funciona.
Como funciona a integração das técnicas e ferramentas na Indústria 4.0?
O MES é um software que faz a coleta, processamento e apresentação de dados online, fornecendo visibilidade completa sobre a produção em tempo real. Por isso, o sistema MES pode contribuir significativamente para a implementação conjunta das técnicas de MRP, Kanban, Heijunka box, Mizusumashi e OEE.
Por exemplo, no chão de fábrica, o MES coleta informações precisas sobre as movimentações, consumos e perdas dos materiais, assim como da produção, refugos e retrabalhos, garantindo a acurácia dos estoques no ERP, minimizando as diferenças de inventário e permitindo que o MRP calcule corretamente as necessidades de compra e produção.
Além disso, o MES possui funcionalidades de Kanban e Heijunka eletrônicos, para digitalizar os disparos de produção e abastecimento de materiais, garantindo que o Kanban seja executado com eficiência e que o Heijunka box esteja sendo seguido corretamente.
A partir dos disparos eletrônicos de produção e abastecimento de materiais, a funcionalidade de Mizusumashi eletrônico do MES dispara as tarefas de separação dos materiais nos almoxarifados e as tarefas de transporte de itens Kanban, Kits e peças.
Operadores da logística industrial utilizando coletores de dados, códigos de barras, QR Code ou tecnologia RFID, registram no MES o transporte desses materiais até os “supermercados” e pontos de consumo nas linhas de produção.
É importante ressaltar que, cada vez mais, as indústrias vêm automatizando o transporte dos materiais com o uso de robôs autônomos móveis, conhecidos como AGVs e AMRs, de modo integrado com o MES. É a Intralogística 4.0!
Já nas estações de trabalho das linhas de produção, o MES coleta dados com sensores IoT sobre paradas, produção e qualidade e controla o desempenho da produção em tempo real, fornecendo informações precisas sobre o OEE.
- Leia também: Implantação da OEE: eficiência e resultados
Com base nesses dados, o MES atualiza e sincroniza os estoques e o Heijunka box conforme a real performance da produção.
Visando a excelência operacional, os líderes usam os dados do MES para identificar e analisar as principais perdas no chão de fábrica e tomar as medidas necessárias para otimizar a produção.
Soluções da PPI-Multitask para otimizar o chão de fábrica
A PPI-Multitask é uma empresa do Grupo WEG com mais de 25 anos de experiência, com foco em automação industrial e MES aplicando as normas ISA88 e ISA95, e que hoje também integra soluções de IoT e Inteligência Artificial da WEG Digital.
Com nossas soluções e a experiência do nosso time multidisciplinar, podemos apoiar a sua empresa em seus projetos de Automação Industrial, Digitalização do chão de fábrica, Excelência Operacional e Indústria 4.0.
As soluções PC factory MES e PC-Factory OEE são ferramentas da Indústria 4.0 que oferecem uma série de vantagens para empresas que desejam otimizar sua produção e melhorar a eficiência de suas operações industriais através da digitalização do chão de fábrica.
Conheça o PC-Factory MES
O PC Factory MES (Manufacturing Execution System) é uma solução abrangente que permite o controle e a supervisão de todos os processos de fabricação, desde o planejamento e agendamento da produção até a coleta de dados em tempo real e a análise de desempenho.
Com essa solução, as empresas podem aumentar a visibilidade e o controle sobre sua produção, resultando em uma melhor coordenação entre os diferentes setores, redução de custos operacionais, aumento da qualidade do produto e redução do tempo de ciclo.
Saiba mais sobre o PC-Factory OEE
Já o PC-Factory OEE (Overall Equipment Efficiency) é uma ferramenta de medição e análise do desempenho de equipamentos industriais.
Ele permite o acompanhamento dos índices de disponibilidade, desempenho e qualidade dos equipamentos, fornecendo informações valiosas para a identificação de gargalos e oportunidades de melhoria.
Com o PC-Factory OEE, as empresas podem reduzir o tempo de inatividade não planejado, aumentar a produtividade dos equipamentos, melhorar a eficiência global e tomar decisões mais informadas para aprimorar o desempenho operacional.
Para saber mais sobre todas as soluções PPI-Multitask, entre em contato conosco ou solicite uma demonstração.