Como otimizar a qualidade e velocidade da informação do chão de fábrica?
Melhoria da Qualidade
Gerenciar o processo produtivo no chão de fábrica de uma indústria não é uma tarefa fácil. Quando não existe uma estrutura de comunicação, esse papel se torna ainda mais difícil pela falta de precisão das informações transmitidas e a sua obtenção no tempo certo.
Mas, por que a velocidade e a qualidade das informações são tão importantes para a produção? Simplesmente pela necessidade que os gestores têm de tomar decisões rápidas ao se depararem com problemas de equipamentos e perda de qualidade do produto final.
O site Infomoney divulgou uma pesquisa realizada para o 8° relatório anual de produtividade Proudfoot que aponta uma oportunidade de crescimento na produtividade das empresas brasileiras.
Os dados indicam um potencial de aproximadamente 17% em dois anos e, grande parte desse potencial, está relacionado com a otimização do processo de comunicação dentro da empresa.
Esta notícia demonstra certa carência dos gestores de produção em conseguir informações que possibilitem antecipar problemas e agir antes que eles afetem os processos.
Diante dessa oportunidade, oferecemos algumas dicas que servirão como soluções para a melhoria da qualidade e velocidade da informação do chão de fábrica. Confira!
1. Automatize a coleta de dados através do sistema ERP (Enterprise Resource Planning)
A automatização da coleta de dados é uma tecnologia que irá solucionar o problema de utilização do sistema da empresa a distância. Através da integração por ERP, os dados poderão ser inseridos e consultados por meio de dispositivos móveis com acesso a internet.
O objetivo é otimizar o processo de registros e identificações de códigos de barra e disponibilizá-las online para o profissional autorizado acompanhar as informações referentes a entrada e saída de materiais, em tempo real.
2. Adote uma medição de índice OEE (Overall Equipament Effectivences)
Na maioria dos casos, a melhoria da qualidade e a velocidade da informação do chão de fábrica está diretamente relacionado com a definição do que medir e a interpretação ideal dos dados apresentados para compor uma informação precisa.
O que se deve medir? Como medir? Como saber se o desempenho apresentado é bom ou ruim para os padrões de produção da empresa?
A resposta é utilizar o índice OEE que possibilita medir os resultados considerando os recursos disponíveis para a produção confrontando o desempenho obtido com o que se pode alcançar e a qualidade atingida com o que pode melhorar.
O OEE oferece a informação em tempo real e permite identificar se a produção está sendo suficiente para atender a demanda que a empresa exige. Caso contrário, o gestor poderá descobrir rapidamente o que está afetando o ciclo produtivo.
O número de equipamentos em manutenção ou a redução da qualidade nos processos adotados pela organização são fatores que irão indicar o real potencial produtivo da planta industrial.
3. Melhoria da qualidade da informação com o CEP (Controle Estatístico de Processos)
A contratação, treinamento e qualificação de funcionários são fatores que terão relação direta com o ritmo e a qualidade da produção. Sendo assim, os registros históricos serão fundamentais para o gestor analisar as modificações que afetam os processos produtivos da empresa em determinados períodos.
Neste contexto, a utilização do CEP será ideal para o gestor monitorar a qualidade obtida em cada etapa da produção e, através de dados estatísticos aliados às técnicas de engenharia da produção, conseguir implantar um processo de melhoria contínua.
O CEP pode ajudar na melhoria da qualidade e velocidade da informação do chão de fábrica ao focar na análise dos dados e fatos para descobrir as causas dos problemas apontando uma direção precisa para as ações corretivas.
Utilizando os princípios de Pareto para focar nas prioridades e manter um ciclo de PDCA (Plan, Do, Check, Action) eficiente, o CEP é uma das ferramentas que não podem faltar no processo produtivo de uma indústria.
E você, o que mais considera importante para a otimização da qualidade e velocidade da informação do chão de fábrica? Conta para nós!