Case Indústria CEBI: Implantação do MES na indústria automotiva
A produção de suprimentos de autopeças está entre os setores mais complexos da indústria, seus principais desafios envolvem o controle de diferentes processos industriais, com uma diversidade muito grande de componentes, que usualmente compreendem muitos componentes.
Também é preciso efetivar um controle de qualidade rigoroso para reduzir ocorrências que possam resultar em prejuízos de receita, desperdício de material e até mesmo recalls, impactando a reputação da empresa fornecedora perante as montadoras e consumidor final.
Na prática, esses objetivos podem ser alcançados a partir da implantação do MES na indústria automotiva, que promove a melhoria contínua dos processos produtivos por meio do monitoramento automatizado e em tempo real do que acontece nas plantas.
A seguir, veja como o PC-Factory MES da PPI Multitask transformou a filial brasileira da CEBI, líder global na fabricação de componentes para o mercado automotivo.
Parceria entre a PPI-Multitask e a CEBI
A CEBI está na vanguarda da cadeia de suprimentos da indústria automotiva a nível global; segundo a companhia, os componentes eletromecânicos para veículos produzidos nos seus 11 parques fabris multinacionais abastecem 95% das montadoras mundiais.
Líder em sistemas de lavagem, incluindo bombas e atuadores de abas de enchimento, a CEBI também lidera o continente europeu no fornecimento de sensores de temperatura e mecanismos de fechamento.
Com uma demanda consistente, a filial brasileira da empresa enfrentava desafios comuns ao mercado automotivo, envolvendo:
- Aumentar o nível de produtividade.
- Cumprir prazos com pontualidade.
- Reduzir falhas na qualidade.
- Diminuir o custo de produção.
Para apoiar a CEBI Brasil na jornada da digitalização, a PPI Multitask foi acionada pela empresa para a implementação do PC-Factory MES, a solução para gestão on-line do OEE e da qualidade no processo.
Resultados da CEBI após a implantação do PC-Factory MES
A partir da implantação do sistema MES, os líderes de fábrica da CEBI passaram a ter acesso às informações do que ocorre na planta industrial em tempo real.
Os apontamentos de produção, paradas e qualidade, antes feitos manualmente por operadores a cada turno de trabalho, passaram a ser registrados em uma interface de monitoramento amigável que exibe os principais indicadores de OEE.
A partir daí, tornou-se possível visualizar de maneira dinâmica os tipos de problemas que ocorrem na fabricação das peças, quais peças sofrem com refugo com mais frequência e quais são os motivos de descarte, entre outros indicadores que direcionam o líder do setor a tomar ações imediatas para corrigir as ocorrências em tempo hábil.
O impacto na gestão de qualidade foi um dos mais sentidos.
Com a utilização do módulo de qualidade PC-Factory MES, todas as inspeções que eram feitas via manuscritos passaram a ser registrados diretamente no MES.
Anteriormente, os indicadores de engenharia como peso, espessura e diâmetro das peças necessitavam que um operador utilizasse um livro impresso com as medidas corretas para fazer o comparativo com as peças recém-produzidas.
Hoje, todos os pontos e a frequência de controle já estão no próprio sistema MES, que transforma os dados apontados em cartas de controle XBarra-R, gráficos e histogramas – ferramentas que introduzem mais agilidade para a leitura e interpretação dessas informações.
O índice de peças que apresentavam erros e iam para descarte foi reduzido de 2% para 0,8%.
Outro ganho resultante do monitoramento em tempo real é a possibilidade que o setor de qualidade possui de avaliar a peça avariada. Antes, com os relatórios feitos manualmente, até a razão do refugo chegar à qualidade, os componentes defeituosos já haviam sido descartados.
Com a implementação do sistema MES integrado ao ERP TOTVS Protheus e o sensoriamento de máquinas e apontamentos em tablets nas áreas de injeção, sopro e montagem, a CEBI registrou benefícios que envolvem:
- Ganho de 14% de produtividade
- Redução de 38% das perdas por refugo
- Aumento de 9% de disponibilidade
Payback do projeto PC-Factory MES na CEBI
Após a implantação do sistema, que envolveu um estudo de caso detalhado dos desafios da CEBI, definição dos indicadores de OEE, treinamento dos colaboradores e realização de testes até o início da operação do PC-Factory MES, o retorno do investimento sobre o sistema foi avaliado em apenas 11 meses.
Sobre a PPI-Multitask
A PPI-Multitask é uma empresa brasileira do grupo WEG, dedicada à Indústria 4.0 no Brasil, especializada em promover a Excelência Operacional na indústria por meio de soluções MES (Manufacturing Execution System).
Com mais de 25 anos de experiência, foi pioneira em soluções MES no Brasil. Conheça agora o portfólio completo de soluções PPI-Multitask ou entre em contato conosco. Caso tenha interesse, faça um diagnóstico gratuito sobre a jornada da sua empresa rumo à Indústria 4.0.