
As vantagens do Kanban Eletrônico
Criado na década 90, na montadora japonesa Toyota, o sistema Kanban surgiu para melhorar a qualidade e tornar mais enxuta a produção (lean production).
Ele é representado por um quadro em cada setor produtivo, no qual cartões coloridos indicam a quantidade pré-definida a ser fabricada de itens até o próximo estágio. Dessa forma, as áreas podem visualizar o que falta no estágio seguinte.
O processo de automação transformou os quadros e cartões coloridos de papel em sistemas informatizados, cuja visualização se dá por painéis ou monitores – o Kanban Eletrônico. Incorporando elementos tecnológicos, ele segue os princípios básicos de sua versão original:
- Produção nivelada;
- Redução do tempo de preparação;
- Layout do maquinário;
- Padronização dos trabalhos;
- Aperfeiçoamento das atividades.
O que muda
A substituição do modelo tradicional pelo Kanban Eletrônico aprofunda, ainda mais, o conceito que norteia este sistema, que pode ser resumido pela máxima “tudo o que não agrega valor ao produto deve ser eliminado”.
A versão eletrônica elimina tarefas burocráticas e a circulação excessiva de papel. A simplicidade do controle visual, uma das bases do sucesso do sistema, se mantém, mas de forma mais eficiente.
Com o Kanban Eletrônico a gestão da produção ganha agilidade. Com ele, ocorrem as seguintes mudanças:
1. Planilhas
Elas deixam de circular entre os setores produtivos. Tudo passa a ser centralizado e controlado pelo sistema automatizado;
2. Cartões coloridos
Desaparece o processo manual de criação e preenchimento dos cartões. Isto elimina problemas como falhas humanas, perda, extravio ou avaria das tiras coloridas de papel. Tudo passa a ser gerado eletronicamente.
3. Controle de itens
A ampliação da linha de produção implica sempre em revisão dos cálculos de Kanbans, o que acarreta sobrecarga para os programadores. Com a versão eletrônica, todo o controle de itens é automatizado.
4. Visão ampliada
Os cartões coloridos facilitam a visualização do andamento da produção, mas têm efeito limitado a uma determinada área da fábrica. O Kanban Eletrônico permite que os fluxos de todos os setores produtivos possam ser visualizados em qualquer ponto da empresa, dentro ou fora da unidade.
5. Priorização
Durante a produção, podem ocorrer situações em que haja a necessidade de reposição de um grande número de itens. O Kanban Eletrônico define prioridades e garante maior agilidade no processo de decisão.
6. Integração
O Kanban Eletrônico se integra facilmente com os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning), uniformizando a base de conhecimento.
7. Custos
Cresce o nível de controle sobre o volume de estoques, o número de operários por turno e os recursos necessários para a produção.
8. Foco
O sistema automatizado torna mais eficiente o conjunto de processos de produção.
Os resultados da adoção do Kanban Eletrônico aparecem em pouco tempo. Ganhos de produtividade, redução de custos e maior capacidade gerencial são alguns dos efeitos práticos verificados no chão de fábrica.
Em tempos de acirramento da disputa por mercados, investir em sistemas inteligentes pode representar um importante diferencial.