10 Desafios culturais da transformação digital na indústria
Só de saber que todo o seu segmento de mercado já está se transformando digitalmente e que isso implicará em mudanças e adaptações na sua empresa para que ela se torne uma indústria inteligente com sua fábrica conectada já é o suficiente para ficar ansioso pelas mudanças.
A vontade de evoluir, acompanhar e atender à necessidade de adquirir cada vez mais competitividade no segmento da indústria são verdadeiras motivações para seguir uma transformação digital. Esses anseios devem nortear e remodelar toda a cultura da sua empresa para consolidar e executar uma boa jornada 4.0.
O objetivo deste artigo é revelar quais são os maiores desafios culturais da transformação digital na Indústria e como solucionar essas questões para evoluir. Confira!
1-Medo da mudança: o maior desafio cultural da transformação digital na indústria
Toda mudança inclui uma parcela de insegurança e incerteza com o seu processo e os seus resultados. Alimentar essas sensações pode gerar fugas, atrasos, adiamentos e desculpas para não ter que enfrentar o período de transformação digital e implantação de novas tecnologias.
Ao invés disso, é melhor usar sua experiência em inovações e o seu conhecimento de conceitos e métodos como design thinking, PoC, MVP, Try&Buy, Growth e escalabilidade para entrar de cabeça em uma estratégia de implementação da indústria 4.0 na sua empresa.
2-Resistência à integração
Manter isolados os setores, os cargos ou as posições hierárquicas pode limitar as percepções das necessidades e das realidades da sua empresa. Isso prejudica a definição das prioridades da sua Jornada 4.0. Resistir à integração é atrapalhar o sucesso da transformação digital da sua indústria.
3-Falta de transparência
Ter muito a esconder sobre planos, objetivos, ideias e investimentos disponíveis quando o assunto é a Jornada 4.0 da sua indústria é um grave problema.
Sem dados concretos, abordagens claras e uma comunicação efetiva, a sua equipe se sentirá perdida, desconfiada e nunca se engajará completamente aos propósitos da mudança.
4-Concorrência com a tecnologia
Em uma cultura corporativa em que máquinas e humanos são vistos como concorrentes, é muito difícil conduzir a Transformação Digital necessária à jornada 4.0 da sua indústria.
O medo de ser substituído, dominado ou controlado por robôs é uma realidade dos operários de chão de fábrica, e isso precisa ser desmistificado.
5-Hábito de adiar
Achar que nunca é o momento certo para iniciar qualquer mudança e conduzir a transformação digital pela digitalização da indústria pode resultar na perda de grandes oportunidades.
Ignorar o momento perfeito para iniciar a sua jornada 4.0 é se atrasar perante o mercado e criar uma situação de perda de tempo muito difícil de recuperar sem um alto custo para o futuro.
6-Excesso de preparação
Achar que a sua equipe e a sua indústria nunca estão preparadas para a implantação de um modelo de Indústria 4.0, mesmo depois de investir em alguns conhecimentos e treinamentos, também pode custar caro.
Essa ideia faz com que você gaste muito na preparação sem nunca executar a transformação. É totalmente inviável, talvez, por superestimar a hora certa de agir.
7-Ideia de incapacidade
Pensar que a transformação digital e toda a sua automação industrial não é algo que a sua empresa consiga se adequar é algo tão negativo que pode bloquear completamente as suas ações nesse sentido.
É como ficar para trás simplesmente por não acreditar que seja possível acompanhar a evolução do segmento. Essa inferiorização faz com que gestores e equipe se sintam desmotivados a investir e efetivar a transformação digital na indústria.
8-Deslumbre tecnológico
Ficar maravilhado com as novas tecnologias pode levar a um deslumbre capaz de tirar os seus pés do chão. Isso pode levar você a pensar que tudo será fácil, sem riscos e que as máquinas e os sistemas agora podem fazer tudo sozinhos.
Isso levaria você a ter uma comunicação errada com a sua equipe e certamente traria fortes decepções em pouco tempo.
9-Passo grande x Passo pequeno
Quando o passo a ser dado é muito grande, os investimentos precisam ser maiores e o retorno leva mais tempo para se consolidar. No entanto, se sua necessidade exige investimentos menores para um retorno mais rápido, a solução é optar por uma jornada 4.0, que possa ser percorrida a passos pequenos. Essa é uma de nossas especialidades.
10-Dificuldade em ter constância
Começar os investimentos, motivar a equipe e depois interromper todo esse processo por falta de constância ou disciplina pode inviabilizar a transformação digital da sua indústria.
Cada vez que os gestores tentarem retomar o processo abandonado, enfrentarão novos desafios, como a falta de confiança e engajamento das suas equipes. Falta de ritmo cansa.
Soluções para superar os desafios culturais para a transformação digital na Indústria
A melhor maneira de abrir a mente, “resetar o mindset” e quebrar paradigmas culturais para esse período de mudanças é buscar informações e estudar tanto a Jornada 4.0 quanto as novas tecnologias.
É necessário também estabelecer um plano e criar uma agenda de passos a seguir. O conselho é nunca esperar que os outros comecem a mudança e entender que tudo depende da sua proatividade e do engajamento e da integração de todos.
Além disso, nada melhor do que buscar boas consultorias, bons fornecedores e boas parcerias para ajudar na sua jornada.
A PPI Multitask é um grande exemplo de parceria sólida, com experiência e know-how para orientar a sua transformação digital e a sua jornada rumo à Indústria 4.0 em todas as etapas. Aqui, preparamos um artigo sobre como preparar a sua empresa para a Indústria 4.0, não deixe de ler. 😉
Se tiver alguma dúvida, basta fazer um comentário ou entrar em contato com os nossos consultores. Estamos sempre prontos para atender você e tirar qualquer dúvida sobre o assunto.
Para ficar por dentro das últimas novidades sobre a Indústria 4.0, assine a nossa News e receba os nossos conteúdos no seu e-mail.