Gestão online de OEE automatiza controle de paradas de máquinas, alertas para manutenção, identificação automática da causa raiz de falhas e paradas e relatórios para gestão proativa

Gestão online de OEE para manutenção de máquinas é um dos pilares dos programas de TPM, com gerenciamento proativo de paradas planejadas, roteiros para resposta a incidentes e monitoramento em tempo real do chão de fábrica

O sistema de gestão online de OEE (Overall Equipment Effectiveness) permite que se assegure a disponibilidade das máquinas para produção, com controle de parada de máquinas em tempo real, condição fundamental em um programa de TPM (Total Productivity Maintenance).

Junto aos ganhos de produtividade nas máquinas e da mão de obra, a gestão online de OEE dá visibilidade a custos ocultos, recursos subutilizados, e outros fatores que impactam a previsibilidade, estabilidade e rentabilidade da operação de manufatura.

A gestão online de OEE se baseia na coleta automática de dados diretamente das máquinas ou do apontamento eletrônico em terminais no chão de fábrica. Além da captura de dados em tempo real, a gestão online de OEE permite a visualização imediata de indicadores de disponibilidade, desempenho e qualidade, o que permite que os gerentes industriais tenham mais agilidade e precisão nos ajustes em carga de trabalho nos equipamentos, turnos de produção e outras medidas para assegurar o cumprimento das metas.

A gestão onilne de OEE maximiza a produtividade da manutenção, melhora o controle de paradas de máquina, minimiza perdas e proporciona a redução de refugo e falhas de qualidade.

Entre os benefícios de uma solução de software para gestão online de OEE para manutenção e controle de parada de máquinas, podem-se destacar:

  • Roteiros de manutenção preventiva e abertura de Ordens de Serviço conforme frequências definidas
  • Relatórios de materiais e mão de obra necessários e relatórios de desempenho de execução das manutenções planejadas
  • Alertas automáticos para manutenção
  • Registro automático das ocorrências de manutenção em função dos motivos de paradas dos recursos
  • Apontamento dos detalhes das ocorrências, como componente, defeito, causa e solução
  • Relatórios de MTTR e MTBF para o adequado planejamento das manutenções preventivas e dos recursos de manutenção.
  • Priorização e agendamento com workfow padronizado
  • Redução de conflitos entre produção e manutenção, com roteiros padronizados e priorização conforme regras de negócio

 

Leave a Reply

X