As vantagens e características do APS e Kanban

O que é APS (Advanced Planning and Scheduling Systems)

As indústrias que gerenciam a produção com sistemas de APS (Advanced Planning and Scheduling) ganham grandes diferenciais junto aos clientes, maximizam as oportunidades comerciais e aumentam a eficiência operacional em várias áreas (como estoque e manutenção). Os softwares APS contém o mapeamento de todas as condições para o cumprimento de determinada programação, como os turnos de trabalho e a eficiência de máquinas e operadores, as ferramentas, os tempos de setup, e eventuais restrições operacionais. A precisão e a correlação dessas informações dão base a um planejamento altamente confiável, o que garante, entre outros benefícios, a certeza de capacidade de atendimento e cumprimento de prazos. A automação do conjunto de condições operacionais trazida pelo APS permite que o programador foque nas questões estratégicas, relacionadas a prioridades comerciais, abordagens de mercado, ou melhorias nos próprios processos industriais. Junto à visibilidade, que evita surpresas indesejáveis, o APS dá capacidade de intervenção nos processos, em tempo hábil de conter os efeitos de qualquer desvio. Há ainda a possibilidade de testes e simulações, com base em informações precisas e atualizadas, que permitem verificar, de forma assertiva, se determinada operação é viável e empresarialmente interessante.

Quem precisa de APS?

Praticamente todos as atividades industriais podem ganhar competitividade e melhorar margens com APS. Contudo, seus benefícios são acentuados em alguns casos:

  • Quando a programação de produção é baseada na capacidade e não na disponibilidade dos materiais;
  • Em indústrias com estrutura de produtos simples, mas com muitas operações;
  • Quando o sequenciamento das ordens de produção influencia muito na produtividade;
  • Quando fluxos de produção complexos não podem ser simplificados e seja difícil a aplicação de gestão visual;
  • Quando há variação significativa de carga ao longo do tempo ou sazonalidades;
  • Quando os gargalos variam conforme o mix de produção;
  • Na produção por encomenda em que o lead time é muito variável em função da carga da fábrica

Ganhos financeiros e de excelência operacional com APS:

  • Qualidade de atendimento às áreas comerciais e aos clientes
  • Aumento de capacidade aparente
  • Redução dos estoques de materiais em processo e de produtos acabados
  • Redução de ociosidade de recursos
  • Otimização de compras de materiais e serviços
  • Alinhamento das operações de produção às estratégias de negócio

Vantagens do Kanban Eletrônico

Uma ideia simples, criada na década 90 na montadora japonesa Toyota, se tornou uma prática padrão para simplificar a produção. No sistema Kanban – cartão de sinalização, em japonês – se colocam sinais coloridos em cada setor da fábrica, que indicam a quantidade pré-definida de itens a ser fabricada até o próximo estágio. Assim, todas as áreas veem o que falta para a etapa seguinte. Evidentemente, com a automação do parque produtivo e os sistemas informatizados de gestão, a substituição dos cartões em papel por sinalização eletrônica tem efeitos imediatos no ambiente de produção, tais como: Confiabilidade do Kanban Eletrônico – planilhas em papel deixam de circular, garantindo a todos o acesso à informação consolidada no sistema. O Kanban sem papel também elimina o risco de falhas de atribuição, extravio e outros erros dos processos manuais Controle de itens – A ampliação da linha de produção implica sempre revisão dos cálculos de Kanbans, o que acarreta sobrecarga para os programadores. Com a versão eletrônica, todo o controle de itens é automatizado. Visão ampliada – Os cartões coloridos facilitam a visualização do andamento da produção, mas têm visibilidade limitada a uma determinada área da fábrica. O Kanban Eletrônico permite que os fluxos de todos os setores produtivos possam ser visualizados em qualquer ponto da empresa, dentro ou fora da unidade, em múltiplos dispositivos de exibição. Priorização – Durante a produção, podem ocorrer situações em que haja a necessidade de reposição de um grande número de itens. O Kanban Eletrônico define prioridades e garante maior agilidade no processo de decisão. Integração do Kanban com o ERP – O Kanban Eletrônico se integra facilmente com os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning), uniformizando a base de conhecimento. Visibilidade de custos – Cresce o nível de controle sobre o volume de estoques, o número de operários por turno e os recursos necessários para a produção.

Leave a Reply

X