Controle de Materiais

Nem todo mundo está ciente do fato de que, em tempos de crise, os mercados são, cada vez mais, competitivos. As empresas têm, portanto que enfrentar esta crescente base de inovação e aumentar a competitividade: as empresas que não estejam empenhadas em melhorar a produtividade, inovar seus processos de produção, reduzir perdas de material e outros desperdícios, podem não sobreviver em longo prazo.

É por isto que as fábricas devem estar empenhadas em alcançar a excelência operacional e reduzir as perdas no chão de fábrica. A gestão ou administração enxuta é a ferramenta de gestão moderna que permite que qualquer indústria atinja a excelência operacional. Veja algumas dicas de como fazer o controle de materiais e reduzir as perdas de material no chão de fábrica no nosso post de hoje! Acompanhe:

Automatize a coleta de dados e integração MES (Manufacturing Execution System)

Infográfico: Gestão de Materiais e Estoques com o PC-Factory MESO MES decorre da aplicação de um sistema desenvolvido para aumentar a eficiência e a produtividade da indústria. O sistema visa também a constante melhoria no processo completo de fabricação, tentando usar a menor quantidade de recursos de todos os tipos e eliminando a matéria prima que seja desnecessária, pois possui a opção de conexão com variados instrumentos eletrônicos, como a balança eletrônica.

O MES é caracterizado por elementos para reduzir perdas no chão de fábrica, tais como:

  • Melhoria do fluxo de provisão por linha ou por produto através do monitoramento online em tablets ou smartphones;
  • Eliminação do desperdício de matéria prima e perdas de material operando por meio do controle de lotes de produção;
  • Transmissão da informação através de WiFi ou Ethernet.

Principais benefícios do ERP

As consequências da aplicação do ERP na fábrica são:

  • Fluxo regular da fabricação sem interrupções ou paradas na linha de produção;
  • Controle da capacidade de produção e flexibilidade da variedade e do volume de produtos caso seja necessário;
  • Controle de materiais: melhor controle e redução do estoque de matérias-primas;
  • Controle do trabalho em andamento e dos produtos acabados.
  • Redução do tempo de processamento e redução de defeitos e consequente melhoria da qualidade e, sobretudo, visão ampla dos problemas apresentados e sua resolução imediata.


Sistema de controle eficaz da produção

O sistema ERP é um modelo de gestão industrial com foco no controle da produção, que também é caracterizado por ferramentas de gerenciamento de circulação dos produtos fabricados marcado por sua simplicidade e seu caráter visual online. O ERP permite a geração de gráficos, a visualização de documentos, histórico de apontamento e indicadores de desempenho. O sistema possui também opção de apontamento online com menus de código de barras.

Melhoria do processo operacional no processo de fabricação

O sistema ERP, em comparação com modelos de gestão tradicionais, fornece o caminho para alcançar a excelência operacional e permite tornar a indústria ou empresa mais competitiva melhorando a gestão empresarial tanto em termos de qualidade, produtividade e custo quanto na diminuição das perdas no processo de fabricação. A automatização conduz a diminuição do tempo de colocação do produto no mercado, permite o aumento da variedade de produtos oferecidos e o aumento flexibilidade para se adaptar às flutuações da procura.

Em suma, é a ferramenta para melhorar o agora para alcançar um papel de destaque na indústria de amanhã.

E você? Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco e não deixe de comentar no nosso blog!

 

 

Leave a Reply

X