Companhia alemã reduz um turno de trabalho e eleva a sua produtividade

A Schmersal, líder mundial em sistemas de segurança para máquinas e equipamentos, implementou a solução de automatização de chão de fábrica da TOTVS, o MES (Manufacturing Execution System). Com uma operação complexa, a companhia alemã desenvolve e produz aproximadamente 25 mil mecanismos e dispositivos diferentes, sendo que cerca de 6 mil desses componentes pertencem à sua unidade fabril de peças injetáveis, área de atuação do MES. Com a adoção da tecnologia, a Schmersal conseguiu reduzir um turno de trabalho nessa planta, evitar a aquisição de duas novas máquinas requeridas anteriormente e, ainda, elevar a sua produtividade, acompanhando o crescimento médio de 20% ao ano do seu faturamento.

O TOTVS MES powered by PPI-Multitask atua 100% integrado ao ERP da companhia, garantindo uma troca de informações segura e transparente. Todos os controles que eram feitos manualmente, passaram a ocorrer de forma eletrônica, evitando falhas no reporte e desonerando o tempo dos operadores com essa atividade. A solução é responsável pela coleta de dados das máquinas da fábrica, permitindo o apontamento online de ordens de produção, consumos, paradas, inspeções de qualidade e ocorrências de manutenção.

Tudo por meio de indicadores de desempenho, apresentados em tempo real para facilitar e tornar a gestão mais assertiva.

Além disso, com o TOTVS MES, a Schmersal consegue comparar as informações sobre a produtividade dos operadores, verificar o tempo gasto na preparação das máquinas para cada linha de produto, a capacidade de produção e todos as ocorrências durante os processos. Dessa forma, a companhia alemã tem uma compreensão clara sobre os seus negócios, visualizando a sua operação em detalhes para determinar os melhores direcionamentos a seguir.

“Com o TOTVS MES conseguimos limpar a nossa fila de demandas de produção, ser mais eficientes e extrair o melhor das máquinas. Sabemos a frequência com que cada equipamento entra em manutenção, os seus principais problemas e o momento certo de substituí-los. Com um controle efetivo, temos uma visão gerencial sobre a nossa capacidade produtiva, elevando o nosso poder de decisão para resolvermos e, até mesmo, evitarmos falhas durante os processos”, explica Álvaro Augusto de Freitas, gerente de TI da Schmersal.

A Schmersal processa os seus pedidos de produção diretamente no ERP da TOTVS, que, automaticamente, transmite as informações ao MES. Já parametrizado de acordo com as linhas de máquinas, peças e profissionais, o sistema indica como a produção deve ocorrer, determinando a ordem de trabalho, os equipamentos que precisam ser utilizados e os operadores que serão envolvidos. O objetivo é acelerar o processo como um todo por meio de um controle preciso de todas as etapas da operação.Com um longo histórico de parceria com a TOTVS, a Schmersal implementou o primeiro software de gestão da companhia em 1987. A partir daí, vieram muitas evoluções, garantindo maior consistência das informações, melhoria dos processos internos, compliance fiscal e visão analítica e gerencial. Em fevereiro de 2015, a Schmersal fez o upgrade para o TOTVS 11 e, até o final do ano, pretende atualizar para a última versão do ERP, o TOTVS 12.

“Buscamos evoluir as nossas soluções para apoiarmos no core de atuação dos nossos clientes. De forma cada vez mais especializada, a tecnologia dá o suporte necessário para que as empresas consolidem uma operação mais produtiva, impulsionando os seus negócios. A Schmersal é um bom exemplo de como o investimento certo traz retorno rapidamente às empresas”, é a visão do Segmento de Manufatura e Distribuição & Logística da TOTVS.