Sobre a empresa:

No Brasil desde 1919 a Goodyear do Brasil é a maior fabricante de pneus no mundo e oferece produtos de alta qualidade, como pneus radiais e convencionais para automóveis, caminhonetes, caminhões, ônibus, aeronaves, equipamentos para construção pesada, terraplenagem e mineração, além de recauchutagem de pneus.

Segmento: Pneus

Localização: Americana – SP

ERP: SAP

Descrição do projeto:

Implantação do PC-Factory MES para publicação do plano de produção e instruções de trabalho para os operadores e para a automação da coleta de dados do Chão de Fábrica para o SAP PP, MM, QM e PM, em todos os processos produtivos das fábricas da América Latina. Especificamente na planta de Americana, o uso se estendeu para a automação dos supermercados de componentes nas linhas de produção (Kanban eletrônico). Coletores de dados portáteis orientam o reabastecimento de materiais do estoque para a produção. Os itens mais antigos são os primeiros a serem transferidos para a produção.

Resultados:

Além da maior agilidade na atualização dos inventários, a iniciativa dos supermercados eletrônicos em Americana foi parte da receita de sucesso para a obtenção do Shingo Prize, prêmio considerado o Nobel do setor e que reconhece a excelência da fábrica após a adoção do Lean Manufacturing.