PCFACTORY - PCP e Automação
English

APS na Bosch

Sobre a empresa:

Com um faturamento aproximado de 46,1 bilhões de Euros e cerca de 281.000 colaboradores distribuídos em suas 225 fábricas, a Bosch atua nas áreas de Tecnologia Automotiva, Tecnologia Industrial, Energia e Tecnologia Predial e Bens de Consumo. Para atender as necessidades de estampos e moldes das suas áreas produtivas, a Bosch conta com uma Ferramentaria própria. Trata-se de trabalho desenvolvido há mais de 50 anos pela Bosch no Brasil, com investimento contínuo que se traduz na eficiência das ferramentas, produtos e serviços oferecidos, como estampos progressivos, moldes de injeção (Termoplásticos de Engenharia, Termofixos, Alumínio), dispositivos especiais (Usinagem, Testes, Montagem, Movimentação, Verificação) e calibradores. Segmento: Metal-Mecânico Localização: Campinas – SP ERP: SAP

Descrição do projeto:

Com o Preactor 400 APS para planejamento e programação da produção, o projeto teve como objetivos principais a otimização do uso da capacidade produtiva, a redução de longos processos manuais de análise, separação e agrupamento de pedidos liberando o tempo para tomada de ações para melhoria da produtividade e nível de serviço, melhorar planejamento de férias de pessoal, manutenções preventivas e reformas de máquinas para gerar melhoria de atendimento aos prazos de entrega, clareza na disponibilidade dos recursos, maior agilidade para definição de prazos de simulação de cenários desde a fase de cotação e consequente melhoria de resultados e aumento de competitividade. Para atender aos objetivos estabelecidos e alcançar os resultados esperados, foi realizado um workshop design, que demonstrou todo o potencial e viabilidade do Preactor para lidar com problemas de programação mais complexos e ainda possibilitar a fácil integração com o SAP (sistema ERP utilizado pela Bosch), o que fez com que a implantação fosse concluída num tempo recorde de 8 semanas.

Resultados:

A implantação do Preactor na Ferramentaria Bosch representou mudanças na rotina de toda equipe, em especial no planejamento do trabalho: as ordens de produção geradas pelo sistema ERP passaram a ser indexadas e cruzadas pelo Preactor, resultando num processo de sequenciamento de ordens de forma dependente, o que garante que as mesmas não sejam programadas até que todos os materiais necessários estejam disponíveis. Além disso, a solução ofereceu à equipe da Bosch muito mais segurança ao se comprometer com prazos, o que antes era muito mais imprevisível. Os gráficos de Usinagem Interna da planta apresentavam, em média, 35% de OTD (on time delivery), ou seja, apenas cerca de 35% das ordens de produção eram finalizadas e entregues no prazo. Após a implantação do Preactor 400 APS em agosto desse ano (2014) esse índice foi para uma média de 94% de entregas no prazo, indicando uma grande precisão no planejamento e programação da produção.   “as pessoas usam realmente o Preactor para se planejboschar, para ver desde férias de pessoas, se vai passar alguém para fazer cursos, banco de horas […]. Então realmente virou uma ferramenta para nós muito importante em termos de planejamento.”  Bruno Manoel, chefe de ferramentaria da Bosch.

Posts Relacionados:

Tags: , , , ,

Trackback de seu site.

Comentários (2)

Deixe um comentário

Você deve estarlogado para publicar um comentário.